
O pecado gera angústia, tristeza e aflição no nosso coração. A nossa alma perde a paz e perdemos o rumo na vida. Ficamos assim, porque o pecado nos separa de Deu e entristece o Espírito Santo de Deus. Ao pecarmos precisamos urgentemente nos arrepender das nossas transgressões. Precisamos estar sempre vigiando, porque o diabo nos espreita o dia inteiro, assim como os nossos inimigos. Além disso, temos que fugir de toda aparência do mal, porquanto o mundo nos observa.
Não podemos brincar com o pecado, porque mais cedo ou mais tarde iremos cair em tentação, porque não estamos vigiando. Temos que vigiar no falar, no ouvir, no ver e até mesmo nas amizades, porque muitas pessoas se fazem de boas e se aproximam de nós, porém querem nos destruir completamente.
Falar de Jesus é privilégio, muitos não querem pregar por vergonha ou porque não querem se expor. Contudo, sem a pregação do evangelho, muitos não conhecerão a Deus e continuarão nos seus delitos e pecados. Somente o evangelho, salva, cura, liberta e leva para os céus. Todavia, é necessário se arrepender dos pecados, aceitar o senhor Jesus no nosso coração, se batizar, nascer de novo e se revestir do Espírito Santo de Deus, para que assim seja possível andar em novidade de vida.
Nada neste mundo foge do controle do nosso Deus, antes do mal nos atacar de algum modo ele pede autorização para Deus. O senhor Jesus é bom, porque Ele nos livra de muitos perigos, intercede a Deus Pai por nós e ainda morreu numa cruz para nos salvar.
A palavra do Pai concede poder e autoridade para enfrentar o diabo, contudo só não somos destruídos pelas forças das trevas, porque o Altíssimo nos guarda de todo mal, porquanto o amamos de verdade. O Espírito Santo de Deus arde em ciúmes por nós (Tiago 4.5). Não podemos cair em tentação, cobiçar e nos entregarmos à práticas pecaminosas, porquanto não devemos cair em iniquidades e nem sermos coniventes com a prática de pecados alheios.
Temos que ser sinceros para com Deus e o nosso próximo. Deus nos aperfeiçoa aos poucos. Ele usa até as lutas, dores e sofrimentos para nos moldar. Angústias e dissabores nos aperfeiçoam, porque nos conduzem a oração. Devemos sempre orar pela nossa família e amigos, porquanto o maligno ataca os nossos entes queridos visando nos esmorecer na caminhada da fé.
Precisamos ter um coração agradecido ao Senhor por tudo de bom que Ele tem operado em nossas vidas e em nosso favor. Somos cartas abertas de Cristo, por isso precisamos refletir a glória de Deus e nos enchermos da Presença do Espírito Santo de Deus. A glória de Deus em nós move outras pessoas a quererem se aproximarem de Jesus e serem abençoadas.
O senhor Jesus está voltando, então precisamos aproveitar que estamos na era da graça. Hoje temos o Espírito Santo de Deus para nos guiar em toda verdade, mas, quando começar o reinado do anticristo será muito difícil servir a Deus, porque muitos pagarão com a própria vida pelo fato de decidirem permanecer fiéis ao Senhor.

